A Receita Federal tem se dedicado nas redes sociais a responder dúvidas sobre o Imposto de Renda de maneira simples, o perfil do órgão no Instagram ganhou notoriedade com um quadro de perguntas e respostas.
O “Responde, Aí, Receita!” É um quadro onde o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responde algumas questões sobre a declaração do IR.
Confira neste artigo as principais dúvidas já respondidas, com base nas respostas de José Carlos e das publicações.
Quanto tempo demora para processar a declaração?
Segundo a resposta de José Carlos, normalmente as declarações enviadas em um dia são processadas até o dia seguinte. Entretanto, essa regra não se aplica às declarações transmitidas nas primeiras e nem nas últimas semanas de entrega do Imposto de Renda,
Isso acontece por conta do grande volume de obrigações enviadas nos primeiros e últimos dias, além de ajustes que podem ser realizados nesses dias. Exemplos são declarações não enviadas por médicos e empregadores, que acabam fazendo algumas declarações caírem na Malha Fina.
Como informar a conta bancária para receber a restituição?
Caso o contribuinte não faça a opção pelo PIX para receber a restituição este ano será preciso cadastrar a sua conta bancária na ficha de bens e direitos da declaração do Imposto de Renda. Além disso, o banco precisa fazer parte da rede arrecadadora da Receita Federal.
Para saber quais são as instituições financeiras credenciadas é só acessar o site da Receita Federal e buscar por “Rede Arrecadadora de Receitas Federais”.
Leia também:
Existe algum erro no Meu Imposto de Renda (MIR)?
Na verdade, não existem erros no site, mas por conta de alguns fatores a funcionalidade para enviar a declaração 2025 só estará disponível em abril, até lá só será possível transmitir o IR pelo programa de computador.
Até abril o MIR pode ser acessado pelo aplicativo da Receita Federal e pelo portal e-CAC, mas a funcionalidade enviar declaração 2025 só estará disponível no dia 01/04/2025.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!